sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Sedentárismo

Sol a pino corre na estrada extensa sobre concreto, é quente: vai lotada e tem curvas, têm pedras, sem paredes, poucas cadeiras. Mas há guias. Leia o mapa. Faça as malas. Muitos sonhos. Vai pesado. Pendura nas costas. Estufa o peito, apaga o cigarro.
Não almeja nada além da vista, que embaça que distorce e dilui aos olhos. Não vê que é escritor. É dadaísta, olhe ele olhar a roda da bicicleta passar parada à face.
Corre que ainda é dia, vai claro vai à sombra, fim de tarde eis de está inerte. Inspirando, respirando. Poluidamente inalando toda a podridão.
Sob o céu narrado como um monologo em bom som. Sendo guia. Fazendo mapas. Sentado, lendo. Apontando, falando. Escrevendo. Num cubo que é a sala.
Corre mais rápido, antes do vômito subir a goela, e antes da tontura derrubar as pernas enfraquecidas (...)
Perde tudo no caminho, perde a mala, perde a voz, perde o ar.
Não há mas fôlego, nem coragem, só há fadiga. Já velho para tanto peso, monta um burro, segui à dois.
Corre, que é agora. Que foi amanhã, será ontem: Sedentário.
Teve dezessete anos, é estudante. Futuro escritor.

8 comentários:

  1. Duda,
    Essa texto me deixou bem confusa, pra falar a verdade. Não entendi bulhufas, até que, degustando cada oração, uma por vez, encontrei o fio que você propravelmente quis seguir.
    A maior dificuldade porém, foi relacionar o texto ao título. Talvez mais um autoretrato, talvez alguém, um terceiro. Ainda não decifrei...

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. foi um texto bem inteligente onde não conseguimos entender, essa foi a forma dela escrever, pela palavras, por algum sentido que entendi, gostei muito :D

    ResponderExcluir
  3. Eduarda,
    Esta de parabéns, é realmente um texto de dificil entendimento a terceiros (estou até pegando o seu jeito de falar de tanto que leio aqui rsrs!) Mas, eu compreende algo. Certamente é longa a estrada, hoje aprendiz, amanhã o guia. Muitissimo bem direcionado, e um texto bastante inteligente.
    Eu gostei.

    Beijo...

    ResponderExcluir
  4. Gostei das suas loucuras. xD
    Tá ai as minhas loucuras poéticas se quizer dar uma olhada:
    www.buracosebecos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Seu blog é muito bom! Spuer interessante!
    Vou te seguir! ;D

    ResponderExcluir