sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Os Confundidos - Osman Lins

Esse conto se encontra na obra Nove, novena de Osman Lins.
Os Confundidos- Já tinha ouvido falar bastante nesse livro, nas aulas de Literatura do curso/colégio. E de tanto o meu professor Diógenes Américo (Curso-Interativo) pedir para nós, alunos do pré-vestibular, lermos, fui atrás. Ele citava mais do que qualquer conto: Os Confundidos. E disse até: ''Sempre fico tenso depois de ler'' Tamanha empolgação, que acabei indo realmente procurar para ler também.
Achei muito interessante o modo como ele foi escrito, a tal ''discussão do casal''. O ponto crucial da obra é a confusão que é feita na cabeça do leitor, a maneira que o autor nós leva ao trocadilho das falas. Em quase todos os momentos da história é difícil saber quem fala o que. Em apenas alguns trechos é que podemos denominá-las, pelo gênero das palavras (masculino ou feminino).

Buscando respostas para os problemas encontrados por ambas as partes no relacionamento, tais como: A perda da identidade, o ciúme, da monotonia do cotidiano. Entre tantas outras coisas.
Bastante envolvente (eu achei), e bem cotidiana também, vamos lá leitor, nunca passou por uma dessas? Acredito que quando o relacionamento se sustenta a base de ''viver o outro'' é o inicio de fim. Como já citado por algum deles dois (personagens) no próprio conto:
''-Mas como, se perdi a identidade e não sei mais quem sou? Somos como dois corpos enterrados juntos, roídos pela terra, os ossos misturados. Não sei mais quem sou.''
De fato, sufocante, encontrar-se numa sinuca de bicos como essa rs.
''- é porque nos amamos. Estamos confundidos, cada um é si próprio e também é o outro.''
Será então amor? A ponto de confundirem-se. Não saber quem é, e por não saber mais do que gosta, do que faz, que se destina apenas  a ilusão de ser o outro.
Existe um breve parágrafo que separa o amor da paixão:
A paixão é como o sonrisal, tsiiiiiiis! efervesceu e acabou. Como um breve momento passageiro, que pouco se sente e que é substituível.
O amor é diferente, digamos que é muito mais do que isso, é saber quem é o outro, respeitar essas diferenças, e saber uni-las todas de maneira satisfatória e harmônica, e que então, dificilmente encontra-se remédio para a cura.

''- isso não é amor. Não se perde a identidade no amor. Mas no escritório, na vida coletiva; ou na demasiado solitária por falta de pontos de referência. No amor, pelo contrário, devemos reencontrar nossa identidade perdida.''

Confesso que não estava a fim de ler o livro Nove, novena ainda tenho que terminar os outros dois que estou lendo, mais está na lista! Lerei em breve, pois esse conto me deixou com água na boca para ler os demais da obra. Também o livro Os Melhores Contos (o que o professor Diógenes tanto falou), onde alguns contos foram extraídos da obra Nove, Novena e Os Gestos, sendo este último citado, seu segundo livro, publicado em 1957, no qual ele já fugia de temas que podiam acorrentá-lo ao rótulo regionalista (em Osman, a ação costuma ocorrer de dentro para fora, bem singular). Esses contos abordam temas como a perda, o conflito de gerações, a falta de afeto, a passagem do tempo, a transição da infância para a adolescência e a busca da liberdade.
São eles: "Os Gestos", "Reencontro", "A Partida", "Cadeira de Balanço", "O Vitral" e "Elegíada".
Indico para os senhores, leiam também!

9 comentários:

  1. Duda,
    Leia mesmo! Os Gesto foi o que mais gostei, contos extraordinários. Gosto de Osman Lins, é um dos meus 5 escritores prediletos.
    Modernistas, os melhores.
    ótima critica, imagino seus comentários no meio do texto! rs

    Beijo,
    Bárbara.

    ResponderExcluir
  2. oiaeoia...
    Sou do RJ...
    Kualker coisa procura o livro que vc ker pelo 4Shared ( www.4shared.com) e baixa,é grátis!

    ResponderExcluir
  3. ^^
    muito massa seu blog ^^
    da uma passada no meu =]

    beijuxx

    ResponderExcluir
  4. Adorei o conto, realmente maravilhoso!
    Vou procurar baixar!
    Amei seu blog, passe lá no meu?
    Seria ótimo mantermos contato, abraços

    ResponderExcluir
  5. Me interessei pelo livro, as citações ali sobre identidade no amor me fez viajar, meio momento reflexão sabe? Falando sobre paixão e amor, o que é um e o outro... =D
    Vou procurar ler, as vezes não nos interessamos por livros da literatura portuguesa por ser muito cansativa, mas temos que admitir são magnificos.. =D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. A proposta literária do seu blog é completamente diferente da do meu, mas eu não consegui deixar de ficar encantada com a sua escrita, com a sua análise crítica e com a sua descrição machadiana de perfil. Espero que continue, afinal você tem jeito com as letras e palavras. Parabéns! Ganhou uma seguidora, ok? http://linhasinglorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Duda,
    Grande dica! Eu já li o livro ''Nove,novena'' e ''Os Melhores Contos'' e te indico também! não apenas ''Os confundidos'', que por sinal é um dos melhores, mais leia toda a obra, vai adorar eu tenho certeza.
    É bom ver que você voltou a ler mais, tinha passado um bom tempo sumida do mundo literatio rs. É apenas mais conhecimento para vc mesma :D

    ResponderExcluir
  8. Bem culta você!
    Confesso que ja li (obrigada por causa do colégio) não gostei muito... mais admiro o modo que ele escreve, é bem original!
    So nao faz o estilo de livro q eu gosto de ler.

    ResponderExcluir