domingo, 22 de novembro de 2009

* A vida em quatro faces *

''Eu não tinha esse rosto de hoje,
Assim calmo, assim triste, assim magro
Nem estes olhos tão vazios,
Nem o lábio amargo. (...)
Eu não dei por esta mudança,
Em que espelho ficou perdida
A minha face?''
(Cecília Meireles, Retrato)

''Sinto que o tempo sobre mim abate
Sua mão pesada. Rugas, dentes, calva
Um aceitação maior de tudo.
E o medo de descobertas. (...)
Há muito suspeitei o velho em mim.
Ainda criança, já me atormentava.
Hoje estou só. Nenhum menino salta,
De minha vida, para restaurá-la.''
(Calos Drummond de Andrade, Versos à boca da noite)

''Os sonhos cobrem-se de pó.
Um último esforço de concentração
Morre no meu peito de homem enforcado.
Tenho no meu quarto manequins corcundas
Onde me reproduzo
E me contemplo em silêncio''
(João Cabral de Melo Neto, Os manequins)

Eu posso apenas deduzir o próximo dia.
Prever meu rosto enrugado e triste defronte ao espelho.
Sentir minha pele seca e insensível quão meu peito é hoje.
Mais não posso escrevê-lo agora,
Talvez seja tudo diferente, talvez eu nem viva tanto assim.
(Eduarda Ramos, Incertezas)

6 comentários:

  1. Eduarda Ramos, é você mesma?! rs
    Meus eternos parabéns Duda!
    Cada dia que passa eu vejo que você cresce um pouco mais, é bom se inspirar nesses escritores que você mesma pos ai. Acho digno!
    Criando atráves dele o seu talento.
    Fico muito muito feliz por você!

    Grande abraço, sucesso .

    ResponderExcluir
  2. ahasol. como sempre :D
    esse tema sempre é fonte de inspiração.e fizeste teu dever de casa de forma singela e magnifica.
    posso pegar uma parte de cada para me compor e do teu texto pego tudo : deduzir-me pra q nem sei se serei a mesma, se nem sei se viverei tanto assim.
    parabens!

    ResponderExcluir
  3. Duda!
    Como sempre me deslumbrando (ja estou quase me apaixonando rs).
    Poderosissima você, se igualando as grandes! e com classe e praticamente a altura, meus parabéns!

    Você vai viver muito mocinha, vai escrever bastante para que eu possa sempre vir ler rs :)

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Como sempre me deslumbrando (ja estou quase me apaixonando rs).

    ResponderExcluir
  5. Fantástico!

    "Mais não posso escrevê-lo agora,
    Talvez seja tudo diferente, talvez eu nem viva tanto assim."

    A melhor parte na minha opinião.

    ResponderExcluir
  6. huum, muito bom :D

    não é todo mundo que gosta ou tem prazer em fazer poemas ^^

    parabéns

    ResponderExcluir