sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Ilha das Flores, Curta metragem



O tema da nossa aula de literatura na semana retrassada, do curso Interativo, foi  ''Cinema e Comunicação'' mais acabamos entrando em muitos outros assuntos, entre eles, este documentário e o poema ''O Bicho'' de Manuel Bandeira, fazendo ponte com a aula de Sociologia.
''Ilha das Flores'' é um curta-metragem de Jorge Furtado, onde trata da relação entre o dinheiro e a miséria. Mostrando de maneira bem humorada e realista questões da sociedade, assim, rápido e objetivo. Vale ressaltar que a função de um documentário é mostrar suas idéias argumentadas, e que nem tudo (neste caso) é de fato verdade, como por exemplo o local das filmagens.

O vídeo que tem apenas 10 minutos e 28 segundos, trás o significado e o ciclo do mundo capitalista consumidor que temos. De maneira reflexiva, pode-se observar a mensagem que se passar no curta.
Somos todos seres humanos, por duas características: Telencéfalos altamente desenvolvidos e o polegar opositor.
Esta seria a tese do documentário. Eu particularmente adorei.

Em relação a parte de poesias ''O bicho'' de fato seria o poema que se encaixaria melhor com a ideia da aula. Inúmeras vezes já trabalhado, tanto nos colégios que já estudei/estudo, quanto no cursinho. Sendo estes: Jorge Furtado e Manuel Bandeira os autores dos reflexos de um consumo exagerado, e do capitalismo selvagem.

(Aula de Literatura/Cinema e comunicação- Professor João Cintra)

3 comentários:

  1. Eu assisti o video e é, ele é bem interessante, não mostra nada que a gente não saiba, mas nos lembra o que a gente sempre esquece. :/

    ResponderExcluir
  2. Floor, muito obrigada pelas boas vindas. Realmente creio qe aqui será o meu cantinho (:
    estarei sempre aqui no seu recanto. andei lendo aqui. gamei :D' até , abraços. Line

    ResponderExcluir
  3. OPA! BELEZINHA?

    AKI VC GANHOU 3 SELOS LÁ NO MEU BLOG!

    DEPOIS VC OLHA LÁ

    http://publicidadesportiva.blogspot.com/2009/11/mais-selos-para-o-blog-publicidade.html

    ABRAÇOSSSSS

    6 de Novembro de

    ResponderExcluir