quinta-feira, 19 de novembro de 2009

O caçador de pipas - Khaled Hosseini

O caçador de pipas é mais uma grande obra que virou filme e encantou a milhares de leitores, eu fui um deles. Considerado um dos maiores sucessos da literatura dos últimos anos, vendendo 2 milhões de exemplares só nos Estados Unidos. Posso inclusive abrir a boca e dizer que esse sim! Foi um dos melhores livros que eu já li. No começo achei que era mais uma história comum, até procurei semelhanças com ''O menino do pijama listrado''  de John Boyne (ótimo livro também), mais é realmente diferente, o contexto em si. O enredo é fantástico! Foram cara e bocas ao ler, hora sorrindo, hora quase chorando, nunca quis tanto entrar dentro de um livro para espancar um personagem, como quis a respeito de Amir, ainda o tenho como um grande covarde, com um ato bonito, e que só vem acontecer no final do livro. O oposto do querido Hassan, um Haraza (tipo um dalit, como mostrou na novela 'Caminho das Índias, sabe?), que independente de qualquer coisa nunca esqueceu quem era, e foi o amigo mais sincero e fiel como jamais vi. Apaixonante.

''Por você eu faria mil vezes!'' foi a frase que mais me veio a cabeça todas as vezes que Amir fez suas merdas e por vezes prejudicou o amigo. Se é que podemos chamar de amigo, não é leitor? Amir jan, não era amigo de ninguém, era apenas um menino, tornando-se um homem cheio de medos. Trata-se também de um período doloroso para o povo afegão. A invasão do talibã e a destruição total das cidades, as mortes principalmente do povo Hazara, um verdadeiro massacre. Então falando um pouquinho do livro: é a história da amizade de dois garotos que foram criados juntos, mamaram no mesmo peito, Amir filho de um homem importante famoso por atos bondosos e caridades, de índole impecável, e Hassan o filho do empregado da casa, Ali, um Hazara. Que no decorrer da história, acabam indo embora, motivos pelo qual Ali, Hassan e Amir sabiam. Anos se passam e Amir é torturado por suas lembranças e pela culpa, principalmente a do inverno onde ocorreu o campeonato de pipas, a busca pela pipa azul, onde o verdadeiro caçador de pipas era Hassan. Depois o Afeganistão entrar em conflito, muitos afegãos vão embora, abandonam suas casas, deixando tudo para trás. No caso de Amir e seu baba, vão para os Estados Unidos, e vivem por muitos anos, os últimos anos de vida de baba. Até o grande reencontro com um velho amigo afegão e descobre que o talibã e o destino, pegaram Hassan pela nuca e pelo coração. Mas havia deixado um pedaço de si, o pequeno Sohrab, uma copia do pai praticamente, e é quem ''mais uma vez'' salva Amir de sua incapacidade diante do reencontro com o nojento do Assef.
Enfim, uma lição. Não é um livro qualquer, de fato não é! Uma obra completa e eletrizante.
Existe também o filme (para os leitores preguiçosos, ou os que adorarem a obra) ainda não pude assistir, mais assim que der, vou alugar e comento aqui, muitas vezes estragam a obra no cinema, vamos ver se foi o caso.
Leiam, leiam e leiam! É maravilhoso viajar num outro mundo, outras culturas, sofrer junto com os personagens, eu senti até uma grande repulsa (peguei um ódio de Amir, incrível!), e uma paixão (Hassan) por atos e palavras de cada um.

7 comentários:

  1. Normal flor.. antes eu tbm nao entendia esse negócio de selinho..
    É assim: Voce ve qual que te indiquei.. ai vc salva a imagem (do selinho) no seu pc.. posta no seu blog.. como um post normal.. e a imagem do selinho (do mesmo jeito que vc coloca foto)
    Aí vc escolhe seus blogs favoritos e indica, postando o nome dos indicados ou o endereço dos blogs.. rs. Simples neh ??

    beiijos.

    ResponderExcluir
  2. já li esse livro, muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  3. ótimo post sobre o livro, fiquei até com vontade de ler, rs.

    ResponderExcluir
  4. Nosssa ñ tive oportunidade de ler o livro...
    Mas assim q der eu leio...
    Assisti o filme lindo...(Ñ lembro a direção do filme)
    Fika ai uma boa dika pra um dia dia d xuva...

    Bjus florzinha adorei seu espaço...
    Se quiser conferir o meu... Será bem vinda...

    ResponderExcluir
  5. eu só assiti o filme... mas é realmente um história chocante, eu chorei igual criança! haiouhaoiuhaoiuahoiauhoaiuhaoiuhaoiuhaia

    é uma entrega total a amizade!

    lindo lindo lindo!

    bjus
    *;

    ResponderExcluir
  6. Nossa. Vou ler com certeza, adoro as dicas que esta colocando ultimamente aqui no blog a respeito de livro, estou lendo todos :)

    ResponderExcluir
  7. Adoro as suas criticas (matações) aos livros!
    KKKKK so imagino tu falando.
    Quem ser esse maldito Amir ?!
    Vou ler em breve (y)

    ResponderExcluir